Projeto que endurece punição a transportes escolares irregulares é aprovado no Senado

A proposta segue para sanção ou veto de Bolsonaro.

O Senado aprovou, nesta terça-feira, projeto de lei que endurece a punição a condutores flagrados fazendo transporte escolar ou remunerado sem autorização.

No caso do transporte escolar sem autorização, o projeto prevê que a penalidade subiria de “grave” para “gravíssima”. Já para o transporte remunerado sem licenciamento – conhecido como “pirata” -, a multa passaria da classificação “média” para “gravíssima”. Nos dois casos, é prevista também a remoção do veículo para depósito da autoridade de trânsito.

As alterações previstas no projeto são em artigos do Código de Trânsito Brasileiro. Para o relator do texto, Antonio Anastasia (PSDB-MG), “o transporte irregular de passageiros coloca vidas em risco, uma vez que os veículos ou o condutor podem não estar aptos a realizar a tarefa com segurança”. Ele alega que, no caso de crianças, pela maior vulnerabilidade, a multa tem de ser aumentada.

“Mais ainda, garantir a segurança de nossas crianças é um de nossos maiores poderes-deveres enquanto legisladores. O transporte irregular de escolares, sem o porte da autorização, e sem atender às regras impostas no art. 136 do Código, coloca em risco a vida de seus pequenos passageiros e deve ser coibido de maneira robusta. Nesse sentido, apoiamos a majoração das multas a serem aplicadas em ambos os casos”, diz Anastasia, em parecer.

O projeto segue agora para sansão ou veto do presidente Jair Bolsonaro.

Em nosso portal, você pode clicar aqui e buscar as vans que atendem a rota entre sua instituição de ensino e bairro. No anúncio da van selecionada, verifique no campo “Informações de Regularização desta Van” se o anunciante possui ou não a van regularizada no órgão responsável local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[instagram-feed]